Promoções nas Redes Sociais

Olá!

Vou falar um pouquinho das promoções nas redes sociais, especialmente no Facebook e no Twitter, onde, hoje em dia, as empresas fazem um grande marketing de seus produtos e uma das formas de divulgar muito a marca/loja/empresa é através de sorteios.

No Twitter, geralmente pede-se que os clientes ou simpatizantes da marca/loja/empresa “sigam” a mesma e “tweeten ou retweeten” uma frase, geralmente com um link contabilizável para concorrer.

No Facebook, pede-se para “compartilhar” uma imagem da marca/loja/empresa ou participar em uma plataforma de sorteios existente na mesma, claro, você tem que “curtir” ou “adicionar como amigo” o “promotor” do sorteio.

Além dos concursos culturais de “melhor frase”, “melhor foto”, “melhor desenho” e por fim, os de votação.

Os de votação se tornam um problema enorme, geralmente a marca/loja/empresa pede que os participantes enviem fotos ou frases e elas seguem para votação pública, onde quem conseguir mais votos é o vencedor, mas…

Bom, foi-se o tempo em que participar de um Concurso Cultural de Votação era até diversão, você conhecia várias pessoas no “mundo virtual” e como se estivesse participando de uma maratona, fazia amigos, “trabalhava”, compartilhava e sim, ganhava prêmios. Surgiram os “espertos” (como em todo lugar) e com eles os chamados “fakes”.

Fakes são perfis falsos, criados com o intuito de participar da mesma promoção com vários “nomes diferentes” ou então, de conseguir muitos votos sem nenhum esforço (e merecimento) e essa “onda” de oportunistas simplesmente destruiu o “mundo das promoções” nestas redes sociais.

Hoje é difícil um cliente de verdade vencer uma promoção, algumas marcas/lojas/empresas têm o cuidado de verificar o perfil ganhador ou exigir que o mesmo apresente CPF compatível com o nome mas na maioria, os mesmos oportunistas (para não dizer safados) estão levando todas.

Acredite, tem gente abrindo “lojas caseiras” com produtos ganhos em promoções.

E o que fazer? É difícil fazer algo, os participantes não tem como provar que determinado perfil é falso mesmo que esteja nítido (para quem conhece um pouco) só a marca/loja/empresa tem o “poder” de desclassificar o concorrente e como eu  disse antes, algumas o fazem, a maioria não.

Até criei uma comunidade no Facebook com o nome de RPC – Recuperados das Promoções de Curtir – onde as pessoas podem desabafar sobre suas decepções e partilhar suas alegrias sobre promoções em que participam ou participaram. Se você também quiser fazer parte e compartilhar, seja bem vindo.

Já participei de milhares de promoções, isso mesmo, “milhares”. Ganhei, perdi, mas acho que valeu a pena, mesmo quando a derrota foi para um “fake” e o sangue subiu, foi através das promoções que conheci muitas marcas, empresas e produtos e sim, virei cliente de uma grande parte.

Por isso, quem quiser “entrar” neste mundo, venha e participe, não crie grandes expectativas e aceite o que vier como grandes presentes (são presentes mesmo). Se você é do bem, tem uma cara (perfil) só, merece aproveitar estas oportunidades.

Ah! Mas como estamos falando em promoções, estou participando de uma promovida pela Associação Protetora de Animais da cidade vizinha e seu voto para mim é essencial (já que é super difícil conseguir votos “verdadeiros”). Como tenho 5 cachorros (três adotados das ruas) toda ajuda é bem vinda, quem tem animais sabe que para proporcionar uma vida confortável aos bichinhos, é preciso além de carinho, muita $dedicação$.

É só clicar ao lado da foto uma única vez em “curtir” e pronto, você me ajudou muito e agradeço por isso.

Até a próxima promoção. Quem sabe você não venha me contar sobre algo que você ganhou?

Anúncios

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s