Para aproveitar muito seu iPad é preciso adquirir aplicativos, isto é fato.

Alguns são gratuitos, outros pagos e pode ter certeza que você vai acabar comprando algum. Bastar ter uma conta na Apple Store e um Cartão de Crédito Internacional (em outra oportunidade falaremos das vantagens em ter duas contas, uma brasileira e uma americana).

Em “pequenas doses” vou compartilhando com vocês os meus aplicativos, lembrando que cada um personaliza seu iPad como lhe for útil e agradável, então há milhares de opções que com certeza, vão estar de acordo com o seu perfil.

 Agenda Calendar – $0.99

 Comprei em uma tentativa desesperada quando o aplicativo Calendário não funcionou adequadamente e não voltaria a comprar. É uma agenda simples e o Calendário faz praticamente tudo que este aplicativo faz, mas se você gostar, é só ir na Apple Store clicando na imagem ao lado e ver todas as especificações do mesmo.

 Ajustes

 É um ícone na tela como qualquer outro aplicativo, mas como “vem no pacote” do iPad não é possível removê-lo e nem poderia ser, é nele que você faz todos os ajustes necessários, desde Plano de Fundo até conexão com o iCloud, tudo que você quiser modificar, ativar ou desativar está ali.

 App Store

Este também já vem instalado e é claro, é essencial. Nele você vai baixar todos os aplicativos que desejar, vai receber as atualizações dos aplicativos que já tem, além de outros serviços Apple. Você vai usar muito.

 Bamboo Paper 

Este é gratuito e é um bom caderno para anotações e desenhos, se você tiver pouca vocação para desenhista como eu, a caneta ajuda bastante e em reuniões/aulas/palestras onde as anotações com a própria letra são bem vindas também. Há uma versão paga no valor de $1,99 com mais recursos.

 Calendário 

Esse foi o danadinho que me deixou na mão (postagem anterior) mas é ótimo para armazenar todos os seus compromissos, com a possibilidade de visualizar o dia, a semana, o mês e o ano. Tem alarme e horário de início e fim do compromisso, também pode salvar aniversários e tudo mais. “Vem no pacote”e para mim é o melhor!

Câmera

A câmera do iPad não é de alta resolução, aliás, bem baixa, mas no aparelho as fotos ficam ótimas, por isso aconselho a tirar fotos com ele somente para usar nele, quando você baixar para o computador, verá que elas deixam bastante a desejar.

 Contatos

Uma ótima agenda de contatos, que “vem no pacote” e compartilha os dados com vários outros aplicativos, é bem completa e fácil de usar. Eu gosto muito dela.

DocScan HD

Por enquanto estou na versão gratuita e limitada a 5 “cópias”, mas há a versão paga por $ 3.99. É um aplicativo que faz do seu iPad um Scanner como o das impressoras com esta função. Em uma emergência você pode escanear um documento ou o que desejar. É um dos únicos aplicativos que não tem versão em português que eu tenho (sinceramente, não gosto de aplicativos somente em inglês, acho um desrespeito com nossa língua) mas é de fácil entendimento.

 Evernote

Um dos melhores para anotações, na minha opinião. Você pode guardar tudo, desde simples lembretes até fotos e o que preciar. Ele pode ser acessado de qualquer computador e as informações incluídas até por e-mail – você recebe um e-mail personalizado quando instala o aplicativo e pode mandar as informações para este e-mail de qualquer lugar e elas estarão lá como “bilhetes” bem seguras dentro do aplicativo. Recomendo.

Fotos

Aqui estão guardadinhas todas as suas fotos e tome muito cuidado quando sincronizar com o iTunes no micro/notebook. Se você não selecionar a pasta certa, todas as fotos do seu computador passarão para o iPad e é bem difícil apagar (até porque o iPad não lhe dá a opção de apagar fotos sincronizadas, você, na verdade, terá que apagar tudo e começar novamente e é um pouco trabalhoso). Desta pasta você pode anexar em e-mails, usar como plano de fundo e uma infinidade de funções.

Para começo é isso, logo volto com mais alguns. No meu iPad já são mais de 50 aplicativos, entre os “do pacote” e os que instalei. Não se preocupe se você baixar um aplicativo e não gostar, basta ficar com o dedinho pressionado em cima de qualquer um deles e eles começarão a “tremer” com um “x” no canto esquerdo superior, então é só ir no aplicativo que você não gostou, clicar no “x” e confirmar a exclusão.

Só tome cuidado com os pagos, analise bem antes de comprar, afinal, ninguém (que eu saiba) tem dinheiro para jogar fora.

Anúncios