Teclado do iPad

Parabéns se você encontrou todas as acentuações de primeira  no iPad, porque para mim foi complicado…

Na verdade, achei super prático o famoso Teclado Touch, mas já no início coloquei senha no meu dispositivo e quem disse que eu sabia que o “botão retorno” significava o mesmo que “enter”. Bom, pode me chamar de loira, mas tive algumas dificuldades no início sim, então agora eu divulgo para vocês, alguns dos truques para utilizar melhor este tipo de teclado.

Acentuação: o é, ç, ñ ou qualquer letra especial ou acentuada está nela mesma. Deixei pressionada a letra “E”, por exemplo e abrirá uma série de alternativas acentuadas para ela. É só ir com o dedinho em qual lhe é útil e selecionar.

Desfazer: quer desfazer algo sem precisar ir apagando letra por letra no “botão x” do teclado? Simples, chacoalhe o iPad para cima e para baixo, irá aparecer uma mensagem “desfazer ou cancelar” e então é só selecionar. Isto serve também para ações que talvez você tenha tomado em algum aplicativo por engano.

Letras Maíusculas: quer escrever algum texto inteiramente em letras maiúsculas e não quer ficar clicando no “shift” em cada letra que escrever? Vá no ícone “Ajustes” do seu iPad, posteriormente em Home – Ajustes – Geral – Teclado e marque a opção “Ativar Maiúscula”. Agora quando quiser escrever muito em maiúsculo, é só clicar duas vezes em “shift” e vendo a setinha em azul está tudo certo, pode começar a digitar.

Teclado no Meio da Tela ou em Duas Partes: você não sabe o que fez mas seu teclado “se dividiu” em duas partes ou ao invés de ficar abaixo, ficou no meio da tela? Bom, está é uma das funções que para algumas pessoas facilita a vida, mas  se você não gostou (como eu), segure a tecla abaixo do “shift”, é uma miniatura de teclado e selecione “Acoplar e Juntar”. Problema resolvido.

Correção Automática: em algumas vezes ajuda, em outra atrapalha. Já vi palavras “trocadas” pelo iPad que não tinham nada haver com o que eu queria dizer. A primeira opção é clicar em cima da opção de palavra em azul que aparece na hora da digitação, desta forma você “ignora” a sugestão, mas como acontece (comigo) de estar escrevendo e só lá no final ver que aquela palavra ali no meio está errada, o jeito é ir novamente lá no ícone Ajustes e desmarcar a opção “Correção Automática”.

Números ou Caracteres Especiais: para acessá-los você clica no “botão .?123” e assim tem acesso aos “teclados ou modos secundários” disponíveis com pontuação, números e até emoticons. Se você estiver, por exemplo, no modo números, pode selecionar o botão .?123 e com ele pressionado ir até o número desejado e soltar – assim o teclado voltará para o modo “letras” automaticamente.

Ponto Final: Se você não quiser inserir o “ponto final” no seu texto, pode apenas pressionar a barra de espaços duas vezes. Automaticamente será acrescentado o ponto e dado um espaço.

WriteRoom: Já na parte dos aplicativos, este custa um pouco caro ($4,99) e ainda não tem versão em português (quem sabe um dia), mas para quem precisa editar grandes textos é bastante funcional – ele tem a opção de acrescentar uma “linha de botões” ao teclado no modo letras. É bem prático porque você não precisa ficar mudando de modo para usar caracteres comuns em textos. Deixo a dica.

Tabulação: Em um texto com tabulação geralmente a gente toca na tela para ir ao próximo campo, mas é possível esta ação tocando nos botões “seguinte ou anterior” que estão sobre as teclas “Q W” do teclado. Demorei para encontrar isso e as vezes, continuo não encontrando…rs…

Há ainda muitos outras funções “escondidas no teclado” que podem facilitar nossa vida. Por acaso, às vezes, encontramos o que precisamos, em outras, parece que fica complicado digitar. Acabamos esquecendo algumas funções também, quanto menos usamos, menos lembramos, mas de pouco em pouco nos adaptamos da melhor forma. Tecnologia é assim mesmo, tudo criado para facilitar, basta a gente querer aprender.

Anúncios

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s