Celulares

Imagem

E quem lembra deste, enh? Foi meu primeiro celular em 1998.

Fui na cidade vizinha, Jaraguá do Sul e a única linha disponível nos primórdios dos telefones pré-pagos era de Blumenau. O celular acompanhava uma caixinha como as de CD com o Manual, 25 Cartões de Visita, o Cartão de Recarga no valor de R$ 10,00 e mais um Promocional no valor de R$ 25,00. Eu fui a primeira na Loja Tim, a única até então, a comprar o moderníssimo Celular Sem Conta!

Ericsson LX677⇐ O Celular Ericsson LX677 tinha como funções principais: realizar e receber ligações e identificador digital de chamadas. O tamanho era considerado pequeno comparado aos antecessores e a modalidade “pré-pago” ainda era vista com desconfiança. Muitos acharam que não daria certo e tinham medo de adquirir o aparelho com a linha. O preço era considerado acessível já na época.

Nokia 5120⇒ Comecei minha aventura com os celulares Nokia, este modelo, o 5120 era Top de Linha e desejado por todos os bolsos na época. Além desta versão original era possível comprar, original ou não, a frente do aparelho em várias cores. Eu tive uma prateada, de metal mesmo e acreditem, ainda tenho este aparelho funcionando. Claro que a bateria foi trocada umas três vezes e a linha dele já não está mais ativa.

nokia 003⇐ Enquanto o modelo anterior já recebia SMS, o 3310 também enviava e gastei meus dedinhos e meus créditos com esta novidade. Era o menor aparelho até ali e já funcionava com “caracteres especiais” formando imagens. Era o máximo que se podia querer para época. Comprei este aparelho e vendi também à peso de ouro, pois ficou no topo por um bom tempo.

nokia 004⇒ Aqui eu começo a me perder na sequência dos aparelhos, mas este Nokia 6111 foi um sucesso. Já tinha câmera de 1.3 mp, tela colorida e assim, era considerado inovador. Sei que ainda há gente comprando este aparelho mesmo tantos anos depois do lançamento. Também tenho-o guardado e funcionando. Já com chip, pode-se manter ativo com qualquer linha.

Siemens SL75

⇐ Me aventurei também pela Siemens, com o modelo SL75. Sinceramente, foi meu pior aparelho e nunca mais adquiri nada desta marca. Tive problemas desde o primeiro dia, a garantia não me ajudou em nada. Tentei revender por um valor bem abaixo do mercado sem sucesso.

Motorola E380

⇒ Também tive este Motorola E380 que, além de bem bonitinho, piscava luzes coloridas em torno do aparelho conforme o toque musical escolhido para o contato. Era possível mixar as músicas e fazer dele “quase” uma discoteca.


D6000
⇐ Este é um “Mande In China” mesmo, um D6000. Com sua limitações, é claro. Além de pesado, a câmera não era aquelas coisas, mas tinha TV Analógica e me quebrou uns galhos para assistir programas quando eu não estava em casa.

LG GM630⇒ E TV no celular ficou na minha cabeça, eu queria um celular nacional com este adicional. Comprei este LG GM630 na esperança de assistir também, mas nele a TV era somente digital e até hoje não temos esta tecnologia aqui.

Nokia N97 Mini⇐ Eis o atual nos seus últimos dias, o super Nokia N97 Mini. Ótimo Smartphone, ótimos recursos, ótima câmera de colocar inveja pelo super flash. Além do teclado “escondido” que nele ficou perfeito para facilitar várias funções, é bonito, tem a tela touschcreen, aplicativos, GPS e muito mais.

nokia lumia 800 valendo

⇒ Quem chega nos próximos dias é o NOKIA LUMIA 800!

Quem me conhece sabe que eu estive “namorando” um iPhone 5 e os motivos para que eu desistisse são básicos:

    • A Nokia colocou um Smartphone de ponta pela metade do preço já que irá lançar uma nova geração de “Lumias” neste primeiro trimestre. Convenhamos que ter toda a tecnologia Lumia 800 por R$ 809,00 é um belo atrativo.
    • Tenho um iPad e já gastei mais de R$ 300,00 em acessórios e aplicativos. O Lumia 800 já vem com Capa de Proteção e para minha alegria, com o Office (na Apple tive que pagar para ter algo parecido).
    • A câmera é top de linha. Para a Nokia, não é de hoje superar-se no quesito câmera. No iPhone 5 já li centenas de reclamações quanto a um efeito ou reflexo roxo e para mim não dá para dispensar uma câmera ótima sempre à mão.
    • Não há no Windows Mobile uma gama de aplicativos disponíveis como na Apple, mas já pesquisei e os que eu realmente necessito existem.
    • Achei uma falta de respeito a Apple não se preocupar com o Brasil e várias tecnologias (como a 4g) não funcionarem por aqui.
    • E por fim, o GPS! Dirigir com o GPS “em voz” é essencial. Ainda não entendi porque não há no iPhone 5 a versão em português para o GPS.

Para encerrar, eu não vou ficar com este celular para o resto da vida. Desde 1998 já tive vários modelos com uma média de uso de 2 anos. Daqui 2 anos, talvez a Apple se preocupe mais com o público brasileiro e coloque à venda pelo preço exorbitante de sempre, um iPhone com todos os recursos disponíveis para nós, brasileiros.

Que venha mais um Nokia!

iPhone 4

⇐ Atualizando hoje, dois anos depois, não, não veio mais um Nokia e veio sim, o sonhado iPhone, na versão 4:

Sim, foi um sonho realizado.

Sim, há algo especial no iPhone e só depois que se tem é que se entende.

Sim, dificilmente, continuando com esta qualidade, eu voltarei para qualquer outra marca de celular.

O iPhone, com o sistema operacional IOS oferece uma gama tão grande de aplicativos e na sua maioria com qualidade tão boa, que fica difícil não encontrar algo que além de ser útil, surpreenda. Visual, funcionalidade, praticidade, tudo nele é o que podemos chamar de perfeito.

iPhone 5s⇒ Como não poderia deixar de ser, um novo iPhone, agora modelo 5S e com capacidade para 16GB, o dobro em relação ao anterior. Sempre considerei o dourado como o mais lindo de todos e consegui chegar a ter um.

O problema (que não é problema para todos) de toda linha Apple é o preço. Aqui no Brasil pode-se dizer que beira à loucura. Só mesmo com descontos oferecidos em planos das operadoras o valor cobrado fica dentro do que eu posso chamar de sensatez. Tudo que nos chega como lançamento já está obsoleto, já há algo criado pronto para substituí-lo, nunca alcançamos o topo porque ele está sempre inalcançável.

Então, na minha concepção, não vale a pena gastar fortunas com um celular, por mais que seja tão bonito e eficiente como um iPhone. Vivemos uma era consumista que muitas vezes nos tira o discernimento, mas vivamos dentro de nossa realidade. Não adianta gastar uma fortuna em um celular se há outras prioridades que proporcionariam uma qualidade de vida muito melhor, não é verdade?

Agora é esperar o próximo. Quem sabe daqui há dois anos volto aqui nesta postagem novamente.

Qual sua opinião?

