Nokia Lumia 800 – Pontos Fracos

Nokia Lumia 800

Comentei que falaria sobre ele, meu “brinquedinho” novo.

Mesmo na véspera de um novo lançamento da linha, acho importante falar, já que com o desconto, milhões compraram o aparelho e boa parte deles também tem dúvidas, boas surpresas e decepções.

Neste post, só os pontos fracos, pois os pontos fortes são muitos e terei que descrever em várias postagens.

Se algo descrito sobre a minha experiência estiver incorreto, agradeço aos mais experientes que entrarem em contato me dando dicas, afinal, tenho Nokia Lumia há poucos dias e apesar de “revirar” tudo, algo importante pode me ter escapado e/ou uma alternativa que não conheço estar à disposição.

Nokia SuiteLembram dele? O Nokia Suite. Para mim simplesmente perfeito.

Com meu antigo Nokia N97 Mini eu conectava via Bluetooth, baixava minhas fotos, vídeos, mensagens, contatos, fazia backup, instalava aplicativos, enfim, tudo e mais um pouco, de forma fácil, rápida e sem complicações. As fotos baixadas ficavam em pastas relativas ao mês que foram tiradas e tudo ficava organizado automaticamente, sem complicações.

Nokia SuiteNão adianta tentar conectar o Nokia Lumia, o programa até reconhece o celular, mas não conecta e então não há como fazer uso do mesmo. Uma pena, porque as novas opções de sincronização e compartilhamento deixam bastante à desejar. Principalmente se você for como eu, que gosta das coisas organizadas e usa toda tecnologia possível para se esforçar o mínimo em relação a isso.

Então vieram o Zune e o Microsoft SkyDrive…

ZuneSobre o Zune, conecte o cabo no pc e inicie a sincronização.

E só. Se você apagar uma foto no dispositivo, na próxima sincronização ela será apagada do computador e vice-versa, ou seja, trate de salvar suas fotos em outra pasta e trate de nomeá-las com a data e separá-las manualmente por pasta se desejar separar os meses e enfim, trate de perder tempo com o que antes automaticamente era feito por você.

Há uma única opção de sincronização sem fio que é realizada automaticamente (se você optar por ela nas configurações) quando o computador e o celular estão com a mesma conexão Wi-Fi e próximos. Então o Zune sincroniza as fotos, músicas e vídeos do seu celular e passa para o computador. Comigo até agora não funcionou, lembrando que a internet aqui na minha cidade não é das melhores, mas mesmo assim, “desativar” a transferência por bluetooth foi simplesmente decepcionante. Você chega de algum lugar e quer passar as fotos para o computador e tem que conectar por cabo, “queimando” mais um ciclo de carregamento da bateria se quiser fazer a sincronização imediatamente. Acho que um dos grandes diferenciais entre Nokia e Apple era este: a facilidade via bluetooth que agora deixou de existir.

Microsoft SkyDriveMicrosoft SkyDrive ou, “armazenamento na nuvem”, expressão bem conhecida através do iCloud da Apple que, obviamente, tem a mesma função.

Há uma opção na pasta de fotos do celular para que automaticamente elas sejam carregadas no SkyDrive e assim acessíveis em qualquer local, mas, o carregamento demora muito.

Voltando ao meu caso de internet que não é lá essas coisas, ainda não funcionou. Mesmo tentando enviar manualmente para a nuvem, ele fica “carregando” e me retorna a mensagem pedindo se eu não estou no “modo avião” e se realmente estou com conexão ativa. Carregar através do aplicativo Evernote, disponível em todas as plataformas e que eu comentei neste post para iPad, por exemplo, é bem mais rápido mesmo em conexão ruim.

Nokia Lumia BateriaPor fim, a peso e a bateria do dispositivo.

Pesa um pouco, 142 gramas. Para mim isto não é problema nenhum, mas quando você o mostra para alguém é a primeira coisa percebida, apesar da beleza do aparelho.

E todos sabem que não se espera grande coisa da bateria de um smartphone e com este não é diferente. Não posso dar uma média de duração por estar usando muitos recursos até instalar e testar todos os aplicativos, mas acredito que se passar de 2 dias é lucro.

Eu ainda sonho com um dispositivo repleto de recursos como este mas que a bateria tenha autonomia de pelo menos 15 dias, aliás, quem não sonha, não é?

Na próxima postagem eu volto com os muitos pontos fortes e até surpreendentes do Nokia Lumia 800! Até logo!

2 pensamentos sobre “Nokia Lumia 800 – Pontos Fracos

  1. Tive um problema em meu celular e vou enviá-lo para reparos. Ocorre que no Nokia lumia 800, ao baixar o skydrive, suas fotos tiradas com a câmera do próprio celular, serão salvas automaticamente em uma pasta no tiles ‘fotos’, ‘álbuns’, ‘imagens skydrive’, ‘camera roll skydrive’, e eu quero excluí-las para depois mandar para autorizada, ma não consigo apagar esse álbum e ou fotos, mesmo fotos que saíram ruins, não consigo apagar individualmente e ou a pasta toda, pelo ondrive, tb não consigo localizar o drive do celular, e, estas fotos ficam gravadas em meu celular e não dá pra excluir. Alguém me ajuda a excluir esse álbum inteiro ou selecionando as fotos?

    Curtir

    • Olá, obrigada pela visita.
      Eu aconselho à você baixar o Skydrive no seu computador, deixar fazer a sincronização e então todas estas fotos passarão para uma pasta do Skydrive no seu computador.
      Apague as fotos e a pasta e deixe sincronizar novamente, então a pasta deve estar apagada.
      Outra coisa é restaurar a configuração originial, só que dai você vai perder todos os dados do seu celular e terá que repor depois. Geralmente quando vai para a assistência eles mesmos fazem isso. Não se preocupe com aplicativos, você pode reinstalar todos novamente sem pagar.
      Estas são minhas dicas, espero que ajudem.

      Curtir

Qual sua opinião?

