Nokia Lumia 800

Na primeira postagem, aproveitando a completa organização do Windows Phone que deixa os aplicativos em ordem alfabética para fácil acesso, apresentei alguns até a letra F, mas antes de continuar, quero comentar sobre a atualização da versão de 7.5 para 7.8.

Para quem adquiriu os modelos Lumia antes do lançamento deste ano, a versão está sendo atualizada em grupos e atingirá todos os dispositivos.

Não há diferenças perceptíveis no quesito desempenho, até porque uma plataforma que não trava, é otimizada, funcional e mais todos os adjetivos concebíveis para um smartphone, não precisa de algo mais. As atualizações se voltaram para a beleza e organização ainda maiores.

Os “tiles”, chamados de “azulejos, ícones ou blocos” da tela inicial ficaram ainda mais personalizáveis com o redimensionamento. O celular fica muito mais “a sua cara”. Antes no máximo se podia fixar ou retirar, sem opções de tamanho. Além disto, agora são 21 cores para escolher, ter uma “vitrine” da sua cor, e se quiser, uma cor nova todo dia.

O Bing – buscador do Windows Phone, muito bom, embora eu ainda prefira o Google, vem com uma imagem de fundo diferente todos os dias e agora você pode usar esta imagem como papel de parede, que na verdade funciona na Tela de Bloqueio porque a grade de tiles não permite uma imagem de fundo aparente.

E  alguns aplicativos já liberados foram o Bluetooth Transfer, que permite transferir músicas para outros aparelhos (desde que os arquivos não sejam protegidos por DRM), e o Ringtone Maker, usado para a criação de toques, utilizando músicas já presentes no smartphone.

Alguns desenvolvedores ainda não atualizaram os aplicativos, mas isto é uma questão de tempo.

Então vamos para mais algumas sugestões:

Facebook+ – Como viver sem a Rede Social do momento? Pois bem, a infinidade de aplicativos para Facebook em todas as plataformas é imensa. Testei alguns e optei por ficar com este que cobre minhas expectativas sem complicações.

Free Ringtones – Aquela música que você ouviu, gostou e gostaria muito que fosse seu toque, é só procurar aqui. Uma infinidade de toques dos mais variados estilos para personalizar seu celular. Eu gosto muito de “cortar” as músicas sozinha e passar para o celular através do Zune, mas para algo bem mais rápido, esta é uma ótima opção.

G+ – Eu não uso a Rede Social Google +, porém, transferi todas as minhas fotos do Orkut (lembra dele?) para lá e ainda os álbuns do Picasa também estão sincronizados nesta conta. Então, quando quero visualizar estas fotos antigas, uso este aplicativo. As pessoas que usam a Rede Social em si, dizem que não é tão bom assim, mas para o que eu preciso está de bom tamanho.  Desde já apresento o aplicativo Picasa Album Viewer, para quem tem fotos arquivadas por lá e quiser visualizá-las no celular.

Handyscan – Um digitalizador de documentos no celular. Funciona bem, utiliza a câmera e em um caso de urgência pode ser muito útil. Ainda tem opção para organizar os documentos digitalizados. Há uma versão paga com mais recursos.

Índice de Massa Corporal – Controlar o IMC é sempre bom para a saúde e este aplicativo ajuda. Faz a conta, lhe fornece um peso ideal e armazena as informações para acompanhamento.

Lanterna 7 – Para mim, a melhor lanterna que já vi. Além da luz excepcional conta com sirenes e variações para luz , cores e efeitos. Conta com uma versão paga com mais recursos e está na minha “vitrine” (tela inicial) por ser muito útil.

Lyrics – No estilo do Shazam, identifica a música que está tocando no ambiente. No Lyrics é possível identificar e obter a letra da música instantaneamente. Com um vasto acervo, útil quando não sabemos o nome da música, cantor, autor, álbum e menos ainda, a letra correta.

Mensagem do Dia – O site que ficou tão conhecido no passado e que continua atual em aplicativo. Quem não gosta de uma inspiração para o dia? Nele você encontra Pensamentos, Provérbios Chineses e Frases Bíblicas. O acervo ainda é pequeno, cerca de 300 citações, mas conta com a possibilidade de compartilhamento nas redes sociais e para quem gosta, já tem algo para meditar.

Menstruação – Fertilidade – Temos que cuidar da nossa saúde, não é meninas? Pois bem, esta é nossa “tabelinha” em forma de aplicativo. Como funcionalidades, prevê os períodos de menstruação, dias para teste de gravidez e quando é mais provável engravidar de menina ou menino. Custa R$ 1,99.

Meu Horóscopo – Previsões astrológicas atualizadas diariamente, para quem gosta da inspiração dos astros.

Meu Carrinho – Ainda muito instável, mas com uma proposta ótima: você faz a lista de compras e ele compara os preços nos supermercados. Quando estiver rodando 100% será uma mão na roda da economia.

MyMoneyBook – Este custa R$ 5,99 mas se você como eu, gosta de controlar suas contas até o último centavo, ele é perfeito. Você pode configurar as categorias e lançar seus créditos e débitos facilmente. O armazenamento é no SkyDrive ou exportando em *csv. Possui senha, aparência amigável e backup fácil. Nunca mais esqueci de lançar nada, pois com o celular na mão, é fácil fazer o controle  na hora, em qualquer lugar.

MyTextTwister – Este aplicativo também tem versão paga e se resume em “enfeitar” postagens nas redes sociais ou sms. Com emoticons, desenhos e caracteres especiais você pode dar uma carinha mais animada ou diferente para o que quer dizer.

Por hoje, é isto. Qualquer dia eu volto com mais aplicativos a partir da letra N!

Anúncios