Hipócrita Ambientalista

Pico do Jaraguá, Jaraguá do Sul, SC

Eu não poderia deixar de comentar o desastre ambiental do incêndio no Pico Jaraguá, em Jaraguá do Sul, SC, com 926 metros de altura.

Não é preciso nem comentar que a imbecilidade humana é responsável pelo início do incêndio e que sem a providência divina que aproximadamente 12 horas depois enviou chuva, teria sido ainda pior, porque o acesso é dificílimo e a região não tem preparo para situações como esta.

Chego a arriscar que, a causa pode ter sido, como nos incêndios à beira das pistas, cigarro.

Após a destruição, o que é mais absurdo, além da irresponsabilidade de sempre, é a hipocrisia humana.

As linhas telefônicas aos bombeiros avisando sobre o fogo ficaram congestionadas, assim como as redes sociais borbulharam em fotos e comentários indignados, mas o que de concreto é realizado todos os dias?

Muitas e muitas pessoas não querem o tratamento de esgoto em sua rua porque não querem pagar a taxa, ou seja, os rios podem ser poluídos 24 horas por dia com a conveniência do cidadão que acha muito bom preservar o meio ambiente, desde que ele não precise contribuir para isto.

Ainda neste mérito, é mais fácil responsabilizar os agricultores que colocam a refeição na mesa de todos, todos os dias, do que deixar de jogar lixo na rua, lixo pela janela do carro, lixo por todos os cantos imagináveis e fazer piada de quem tenta fazer a sua parte, recolhendo o lixo dos outros, reciclando e principalmente, deixando de produzir lixo quando possível.

Todos os dias a hipocrisia vai ao mercado e pede para que no máximo dois produtos sejam colocados em cada sacolinha descartável e com estas várias sacolinhas dá dois passos até o carro e já no carro começa a abrir as embalagens e jogar o que já lhe é inútil pela janela; a hipocrisia pode pagar por embalagens retornáveis mas prefere as descartáveis e descarta em qualquer lugar; a hipocrisia tem um ótimo equipamento mas vê um lançamento que não faz diferença nenhuma em sua vida e descarta algo com a vida útil ainda longa simplesmente por modismo; a hipocrisia nunca plantou uma árvore e já abandonou animais na rua, quando não os maltratou; a hipocrisia culpa o resto do mundo mas não faz sua parte porque se dá auto importância e  superioridade,  arrotando como há lixo nas cidades, como há animais abandonados, como estão quentes e desarborizados os grandes centros  e como é ruim o serviço público que não mantém um ambiente saudável para a população.

Esperamos que, referente ao Pico Jaraguá, o culpado ou os culpados sejam encontrados e punidos, mas pergunto à você, qual seria a punição justa? Sabemos que nossas leis não são bem aplicadas e por isso há tanta injustiça e insatisfação social, o que é preciso para que fatos como este não voltem a acontecer?

E você, o que faz para melhorar o mundo? Com que você contribui?

Aquele papel todo que é jogado no lixo comum ali no seu escritório, sem nenhuma consciência ou piedade? E aquela torneira pingando lá no fundo do quintal? E aquela criança que você espera que a escola eduque, quando a responsabilidade é sua, pai e mãe?

Será preciso começarmos como no Rio de Janeiro com multas para ver se educamos nosso povo pelo bolso?

Eu ainda espero por um país menos hipócrita, com educação e consciência condizentes com seres humanos do século 21.  Eu ainda espero…

Anúncios

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s