Quem diria que os celulares evoluiriam tanto, não é?

Hoje é possível levar o computador no bolso com muito mais funcionalidades do que um dia imaginamos ser possível.

E é claro, tecnologia nunca pára. Dispositivos flexíveis e ainda mais completos já estão quase aqui, prontos para nos auxiliar no dia-a-dia.

Eu sou do tipo que nunca compra o lançamento, espero um pouco para pagar mais barato. Confesso que sempre acho caro e mesmo deslumbrada com as inovações, seguro a carteira fechada, então nunca tenho o último modelo de nada, até porque, quando o último modelo chega, já há mais uns três em fase de testes, não é?

Enfim, passados os primeiros anos com um Smartphone você elimina muitas coisas e se concentra no que há de melhor, mais útil ou mais divertido. Já não compra tantos aplicativos, aprende a pesquisar os similares e pagar mais barato por eles, ou até mesmo, não pagar nada.

Esta postagem poderia ter o título: “Aplicativos do Meu iPhone” porque são tudo que utilizo atualmente.

Como o meu dispositivo só tem 8gb, tenho que deixar um mínimo de 2gb para fotos e possíveis vídeos, não é?

iPhone

Nesta primeira parte, afirmo não gostar de ter que “passar o dedo” em várias telas até achar o aplicativo que desejo ou usar o “buscador”, por isso dividi os meus em pastas:

Aplicativos

iPhone

App Store é a chave de todo resto e dispensa apresentações. Aplicativo “raiz” para baixar tudo de tudo e aqui fica a dica: baixe aplicativos seguros e não contamine seu Smartphone, não baixe e execute aplicativos de páginas das quais não tenha 100% de certeza de sua idoneidade.

iTunes Store no iPhone nunca cheguei a acessar mas é fundamental para sincronização com seu micro, ou seja, outro Aplicativo raiz que você não pode viver sem.

iTunes U é o aplicativo com o maior catálogo online do mundo em conteúdo educacional gratuito. Se quiser estudar muito e bem, delicie-se.

Ajustes merece ficar sem pasta pela funcionalidade. Todas as configurações estão ali e é possível economizar muita bateria se souber desativar recursos desnecessários. Apesar dos atalhos ao “toque inferior subir” na tela, ainda prefiro ter ele rapidamente acessível o tempo todo.

Bíblia (Bible You Version) na minha opinião é o melhor aplicativo para ler a Bíblia. Quem gosta terá várias opções de versões,  planos, anotações, marcadores e vídeos. (Postagens sobre este aplicativo aqui e aqui)

Dragon Dictation é outro aplicativo que merece exclusividade na minha tela por sua funcionalidade: através do reconhecimento de voz  você fala, ele escreve e você opta por enviar para suas redes sociais, sms, e-mail ou clip-board. Achei muito interessante porque é bastante intuitivo, você pode falar, por exemplo: “Vou para casa ponto” e ele vai escrever “Vou para casa.”. O único probleminha é que só funciona quando uma rede de internet (WiFi ou 3G/EDGE) estiver ativa.

Finanças

iphone

BB é o aplicativo do Banco do Brasil e se você tem conta lá, é seu portal.

Bolsa, aplicativo raiz da Bolsa de Valores traz os dados financeiros atualizados a partir do Portal Yahoo.

Caixa, o aplicativo do Banco Caixa Econômica Federal que além do acesso a sua conta, traz também os resultados das Loterias da Caixa. (Boa sorte na próxima Mega da Virada, para você e para mim!)

Calculadora é aplicativo raiz e fundamental. Nada melhor que uma calculadora sempre à mão para não se perder nas “contas de cabeça”…rs…

Itaú para você quem tem conta Itaú. Aliás, eu tenho uma iConta, no “iTaú” que eu acesso 99,8% no meu iPhone. Acho este o aplicativo mais rápido dos bancários que eu uso.

Fotos

iPhoneiPhone

Aqui eu não escapo de ter duas telinhas dentro da pastinha.

Câmera que logicamente é o aplicativo raiz para tirarmos fotos ou gravarmos vídeos.

Cymera é um aplicativo premiado com uma potente câmera, bordas, filtros, efeitos de embelezamento, decorações divertidas entre muitas outras opções para que suas fotos fiquem personalizadas ao seu modo.

FaceTime, aplicativo raiz para vídeo-conferência, muito utilizado em reuniões virtuais ou pra matar a saudade de quem está longe.

Fotos é aquele aplicativo, ou melhor, aquela pasta especial, né? Seus melhores momentos e todas as possibilidades de compartilhamento a partir daqui.

Imikimi Photo Frames Free é um aplicativo com muitas e belíssimas molduras, além de outras funcionalidades. Eu gosto muito, pois utilizo principalmente para molduras, amo-as.

Instagram é a rede social de foto-postagem mais popular do mundo. Com alguns filtros, possibilidade de compartilhamento também de vídeos é sensação equiparada ao Facebook.

MomentCam que já publiquei aqui é o aplicativo das caricaturas mais popular do mundo, febre no final de 2013 e que, graças às atualizações diárias, deve se manter no topo por muito tempo.

Photo Sync Free For Picasa é o aplicativo para quem tem fotos armazenadas no Picasa e deseja acessá-las ou editá-las. Como tenho muitas fotos arquivadas lá, mantenho este aplicativo para possíveis consultas.

SkyDrive é a pasta de armazenamento em nuvem da Microsoft já comentada aqui e que eu comecei a utilizar no Nokia Lumia. Acho bastante prática e não abro mão de mais este local para guardar minhas fotos. Acionei o backup do iPhone nela, com a certeza que se apagar algo no iCloud, não vou perder nada.

Twitpic foi bastante utilizado no Twitter há algum tempo, quando não era possível compartilhar uma foto diretamente nesta rede social. O fato é que diferentemente do Twitter, você fica com um álbum armazenado de tudo que compartillhou e pode acessar de qualquer local. Então até hoje não posto fotos diretamente no TT, todas pelo Twitpic.

Jogos

iPhone

Confesso não ser ligada em jogos e por isto esta pasta tão vazia. Só em momentos que realmente não há opção de qualquer outra coisa, abro a pastinha para passar o tempo.

Dominoes se trata do tradicional Jogo de Dominó. Neste aplicativo há uma versão básica gratuita e opções pagas, mas eu uso somente uma offline que é o suficiente para minha distração.

Game Center ou a central do viciados em jogos…rs… Aplicativo raiz para encontrar todos os jogos na Apple Store (bom entretenimento para você).

Solitaire que é o clássico Jogo “Paciência” e que eu tenho em um aplicativo tão antigo que nem encontrei na App Store para compartilhar com vocês. Há outras versões de outros desenvolvedores para quem gosta, é só buscar.

Leitura

iPhone

Adobe Reader é o aplicativo para leitura de documentos em *.pdf. Eu diria que uso para um pouco mais, já que quando você abre um documento nele, fica uma espécie de memória. Quando abro arquivos, por exemplo, armazenados no SkyDrive, não preciso ir novamente lá, pois a “memória” me deixa os arquivos no Adobe por ordem de abertura, é bastante prático.

Banca é o local para você organizar suas publicações indo direto à Apple Store para comprar as revistas que desejar.

CamScanner é, obviamente para escanear documentos. Dos vários que testei este é o que atendeu melhor e de forma mais prática minhas necessidades.

iBooks é o local para guardar seus livros e lê-los quando desejar, assim como a “Banca” é um Aplicativos Raiz.

Numbers para quem não tem diretamente o Excel é o similar mais aproximado do editor de planilhas. Prático, mas eu ainda prefiro o bom e velho Excel que está disponível no Nokia Lumia de graça. O preço do Numbers é bem salgadinho – $ 9,99

ScanLife é um leitor de código de barras ou QR Code. Aqui também o IOS deixa à desejar. No Lumia o buscador oficial já inclui este serviço.

Google Tradutor para aqueles momentos em que você não consegue entender o que está escrito seja o que for no idioma que for ou queira enviar algo para alguém em qualquer idioma. Já falei sobre este aplicativo aqui.

WordPress para quem como eu, tem um Blog WordPress. Utilizo para verificar as estatísticas, responder os comentários e acompanhar o blog. Nunca utilizei para postar por ainda preferir um teclado físico onde posso utilizar o meu aprendizado em digitação Falei sobre isto aqui.

Mail que ganhou exclusividade na tela também é um aplicativo raiz onde todas as contas de e-mail podem ser cadastradas e acompanhadas de forma rápida e prática.

Terminamos a primeira parte da minha tela, ufa! Volto em uma nova postagem com as pastas: Música, Navegação, Notas e Contatos, Saúde, Social, Utilitários, Vídeos e os Aplicativos Fixos Inferiores.

Sugestões são sempre vem vindas, que tal compartilhar uma dica de aplicativo aqui nos comentários, enh?

Anúncios