Livros – Paixões & Manias

Livros

Livros, como não amá-los?

Assim diz quem faz dos livros verdadeiros parceiros diários.

Seja qual for a preferência de gênero, autor, visual ou até número de páginas (sim, há quem classifique o livro por número de páginas), quem lê consegue transporta-se através das linhas para um mundo paralelo. É possível “encarnar” um dos personagens ou sentir-se assistindo aquela situação e entrar para torcida deste ou daquele.

Eu até prefiro os livros sem imagens, porque então é possível “montar” todo o cenário ao meu modo e por incrível que possa parecer, concentra-se na leitura é ouvir todos os sons relatados, sentir o perfume de cada situação, emocionar-se, vibrar, surpreender-se, um misto de sensações.

Livros

Eu prefiro os livros e até me decepciono com alguns filmes produzidos a partir de livros. Por que? Simples, aquele mundo que você criou viveu só na sua imaginação, mas não na da quem o escreveu e muito menos na de quem produziu o filme. Sem contar que o livro é seu parceiro em qualquer lugar no qual você esteja disposto à ler, o filme “te prende” em frente de uma tela.

Livros

E o leitor que nunca se distraiu que me atire o primeiro livro!

Acontece geralmente quando estamos em lugares públicos, nossa mente nem sempre consegue concentrar-se o suficiente para ignorar o mundo fora das páginas, mas também acontece quando sentimentos ou preocupações do nosso dia-a-dia não nos dão sossego nem nesta hora tão importante que é a da leitura.

Não tem outro jeito, é preciso voltar parágrafos e até páginas ou então perder aqueles trechos únicos e até o “fio” da história completo. Eu prefiro voltar e reler  para não perder nada e alguns livros eu volto a ler inteiros anos depois, para que com o aprendizado da vida, eu tire novas conclusões.

Livros

Sim, livros podem aproximar e distanciar leitores pelo cheiro e não sou somente eu que tenho a mania de cheirar todos os livros, aliás, cadernos e agendas também.

O “perfume” peculiar de cada livro também é responsável por imprimir nosso relacionamento com ele. O livro novo tem um cheiro, o usado outro e o usado por nós ainda outro. É uma identidade exclusiva como de uma pessoa, um animal, uma planta.

Livros

Outra mania bem minha, é carimbar os livros. Carimbo os livros que termino de ler e somente estes com o meu nome e telefone na última página. Posso ter muitos livros na minha Biblioteca, mas considero como inteiramente meus somente os que li. O carimbo é como uma marca, uma identificação de que esta história/conhecimento já me pertence.

Livros

Outra coisa que faço muito é usar marcadores adesivos nos livros cujo trechos quero lembrar ou que não consegui terminar de ler. Como são adesivos, dificilmente deslocarão e então, se o o livro estiver carimbado, sei que é algo tocante que eu gostaria de reler, do contrário é a página onde parei a leitura.

Clique para Ampliar

Eu mesma ensinei a fazer um Marcador de Página aqui, mas são incontáveis os marcadores que a gente utiliza, coleciona ou guarda pela vida. Nos diversos formatos, com enfeites ou de divulgação dos livros, eles são fundamentais na nossa leitura. Hoje temos até os marcadores de parágrafos ou linhas, com base elástica. É a criatividade auxiliando cada vez mais na nossa leitura.

Livros

Livros são amigos que nos ensinam algo, sempre. Mesmo aquela leitura que a gente considera não ter sido aquilo tudo, que discordamos do curso ou término da história ou que não nos adaptamos ao seu momento, ao seu conceito ou à mensagem que quis nos transmitir, ensina algo.

É verdade que livros mudam pessoas, mas como tudo, para bem ou para mal.

Há quem use a leitura como álibi para exercer a soberba de considerar-se mais culto e superior que outros; criminosos, principalmente psicopatas se utilizam de livros que expõe situações de tortura e barbárie para aplicá-las na vida real; pessoas acabam adotando personagens e autores, assim como astros de da tv, da música e do cinema, como ídolos incorporados às suas vidas desproporcionalmente e todo fanatismo nunca é bom.

Ainda bem, que na maioria das vezes os livros só enriquecem os que leem e os que são agraciados pelos conhecimentos adquiridos através da leitura de outros.

Incentivar a leitura até mesmo antes de alfabetização, através das páginas super coloridas e desenhadas  dos livros infantis, desperta a imaginação, a criatividade,  a busca por conhecimento, o amor pela leitura que vai acompanhar esta pessoa até seus último dias.

Se o fim dos dias seria a solidão, quem tiver um livro sempre terá um companheiro.

Livros

E este relacionamento sério é indissolúvel. Quem um dia amou ler,  nunca mais se separará de livros e o término de alguns, em especial, podem até entristecer de tão consistente que aquele mundo tornou-se. Então outros livros surgem, aguçam nossa sede de leitura e partimos para novos mundos e sempre outros vão surgindo. A leitura é um universo sem fronteiras.

Livros

Se não gostar de um livro não tema em abandoná-lo. Aquele que não lhe agradou pode ser perfeito para outra pessoa, doe. Há milhões lhe esperando que vão lhe cativar, vale a máxima que você não pode odiar todas as rosas porque o espinho de uma lhe feriu. Sempre haverá a leitura ideal para seu momento atual.

Skoob

Indico a Rede Social Skoob como uma ótima ferramenta para organizar sua leitura, ler resenhas, trocar informações e livros, conhecer blogs de leitura e editoras, sorteio de cortesias, além de fazer boas amizades.

A rede está presente no Facebook e Twitter informando sobre lançamentos, autores, livros e leitores, além de realizar sorteios de livros e kits de livros maravilhosos.

Livros

Livros são sempre bons presentes em qualquer data. Bom para quem dá, para quem doa, para quem recebe, para quem lê, para quem guarda, para quem coleciona, para quem os escreve, para quem os produz, para os que divulgam, para o mundo.

Para você que ama a leitura, desejo uma Biblioteca Particular, muitos amigos para compartilhar e muitos, muitos livros pelos quais você ainda vai se apaixonar.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Livros – Paixões & Manias

  1. Pingback: Kindle – Você Vai Se Apaixonar | Jardim Valentina

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s