Comprar no Exterior Sem Sair de Casa – Parte II

Primeiro veio o aumento na IOF – Imposto sobre Operações Financeiras nos pagamentos em moeda estrangeira realizados principalmente com cartões de crédito e débito, depois a alta contínua e aparentemente sem controle do dólar e assim, as compras no exterior ficaram bem menos atrativas.
Ano passado fiz uma postagem sobre minhas compras no exterior e volto aqui para expor outras compras e também lamentar ter sido taxada na alfândega, o que tornou a compra prejuízo ao invés de lucro.

Conheci o LightInTheBox.com e me arrependi de ter realizado compras lá. Foi a primeira taxação que sofri e doeu bastante. O site não teve o cuidado de embalar de forma que o pacote ficasse o menor possível e colocou o valor da compra impresso na caixa.

Desta forma, a compra de acessórios para celular (duas capinhas/case, adesivo, pingente e porta-celular para carro) que custavam $ 40,50 e eu paguei R$ 100,72 com impostos, teve um acréscimo de R$ 92,00 em taxas alfandegárias.
Se eu tivesse procurado comprar por aqui, teria pago menos, com certeza.
Quando a mercadoria é taxada, você sabe antes porque simplesmente a entrega não é realizada diretamente do centro de distribuição.

Aqui para Santa Catarina, as mercadorias do exterior chegam em Curitiba, Paraná e se não são taxadas seguem diretamente para entrega. Quando há taxação, elas primeiro seguem para Florianópolis. Então se no rastreamento você ver que o “caminho de entrega” está diferente do habitual, prepara-se.

Voltei ao Ali Express e comprei uma linda bolsa, linda mesmo. Algo que reparei nestas minhas compras é que o tamanho especificado nem sempre corresponde. A bolsa é menor do que pensei, mas ainda de porte médio. O valor de $ 28,88 custou R$ 73,11 com impostos, porém, fui taxada também e em R$ 103,35, ou seja, não valeu a pena novamente.

Depois de um bom tempo sem querer mais saber de compras internacionais, arisquei novamente:

Como no eBay minha Caneta Espiã veio com defeito, comprei outra no Ali Express. Os $ 5,03 me custaram no total R$ 12,83 e desta vez deu certo.
Falando sobre o produto, gostei. Coloquei uma memória de 16GB e utilizo principalmente em locais que o celular não é bem vindo e eu quero fotografar ou filmar reuniões ou eventos. Claro que a resolução não é das melhores mas é prática e dispensa outros acessórios para anotações. Não espiei nada por enquanto, mas nunca se sabe quando será preciso, não é?

Marcadores de página temáticos foi minha próxima opção de compra. Neste caso eu pedi outros temas e não me enviaram conforme solicitado. O valor de $ 1,33 por cada embalagem com 120 unidades custou R$ 6,79 para as duas adquiridas. São de papel, bonitos, e estou vendendo idênticos em minha loja no Mercado Livre caso desejem adquirir aqui no Brasil, sem esperar 60 dias ou mais pela entrega.

Pequenas borrachas lindas e perfumadas. O casal de bananas é mesmo fofo. Utilizar como enfeite foi minha alternativa, pois não tive coragem de apagar nada com elas ou colocar em um armário para perfumar aquele ambiente. No valor de $ 1,99 cada par, dois pares me custaram R$ 5,91.
Meu trabalho tem tudo a ver com bananas, então um par fica no escritório e outro em casa.

Outra bolsa incrivelmente linda e eu…arrisquei. Arisquei e deu certo. Chegou sem taxação 60 dias depois. Novamente o tamanho é um pouco menor do que o anunciado, mas também de tamanho médio, os $ 18,89 me custaram R$ 53,75. Desta vez valeu a pena e a entrega sem taxas se deu principalmente porque o vendedor embalou adequadamente, como se fosse um presente, sem valores impressos no pacote.

Os marcadores em metal são especiais, já postei sobre eles aqui. Nesta compra no valor de $ 7,65 que me custou R$ 21,90 tive um problema: deveriam vir 20 unidades e vieram apenas 16. Reclamei e o valor parcial me foi restituído, mas fiquei chateada pois queria os com motivo de tesoura e máquina que costura que não vieram e a colher e garfo vieram repetidos. Bom, já deu para perceber nestas duas postagens que nem sempre as compras saem como a gente gostaria, não é? Paciência…

Ainda tenho cinco compras para receber e em outra postagem apresento minhas novas experiências para vocês. São compras realizadas já com o dólar em alta e então considero que pelo menos uma, não vai valer a pena, mas quem sabe eu me surpreenda positivamente, enh?

Até breve!

Um pensamento sobre “Comprar no Exterior Sem Sair de Casa – Parte II

  1. Pingback: Kindle – Você Vai Se Apaixonar | Jardim Valentina

Qual sua opinião?

