Investimentos Inteligentes

Mais um grande livro na minha coleção de boas leituras: Investimentos Inteligentes de Gustavo Cerbasi – Editora Sextante, autor que realmente deseja seu enriquecimento através da educação nas finanças. Você pode encontrá-lo no site Mais Dinheiro e entrar em contato com facilidade para redimir todos os seus questionamentos.

O livro foi lançado em 2013 quando ainda estávamos aparentemente em uma economia sólida e por isso nos deparamos várias vezes durante a leitura com menções sobre esta solidez, porém, o livro aborda todas as perspectivas: passado, presente e opções para o futuro incerto, mantendo-o atualizado neste nosso momento de crise.

Não posso mensurar quanto aprendi, como iniciante, neste quase manual (o autor deixa expresso que não é esta a finalidade, mas sim, o meu livro está todo grifado e com vários marcadores) que abrange várias opções de investimentos para cada perfil: seja você conservador, seja você arrojado, com muito ou com pouco dinheiro, haverá como investir e conservar, no mínimo, seu poder de compra ou então, enriquecer fazendo as escolhas mais adequadas.

São pouco mais de 250 páginas que eu aconselho a todos que, talvez como eu, pensam para onde ir com suas economias, principalmente neste momento de incertezas e temores. Para os mais experientes também é uma boa opção para rever seus valores pessoais e financeiros e aprender mais um pouco, afinal, nunca deixamos de aprender quando nos dispomos a ler algo de qualidade.

Meu exemplar me acompanha no “meu cantinho das finanças”, onde concentro a cópia do meu Caixa Pessoal, que mantenho organizado através do gerenciador/aplicativo/site Minhas Economias, extratos bancários, apólices e toda documentação como mencionei nesta postagem para que nada se perca e se torne um tormento na hora que precisamos.

Na postagem Investimentos, deixei alguns links para material gratuito que você pode acessar e adquirir conhecimento também:

Guia de Investimentos

Dicionário de Economia

Dicionário de Finanças

Manual do Investidor

Outra dica que já foi adotada por mim e também está no livro, é de manter um diário ou agenda sobre seus acertos e erros, vencimentos de investimentos, tabela de cotações, enfim, tudo que possa lhe auxiliar para melhores escolhas de acordo com seu nível de conhecimento que só vai aumentando.

É preciso também ser precavido, não sabemos o amanhã e precisamos encontrar um local seguro para deixar nossas senhas e instruções em caso de faltarmos aos nossos familiares. É triste pensar nisto mas é fundamental: encontre um local seguro para deixar uma relação com suas contas, senhas e informações preciosas. Não vou me atrever a dar dicas de locais adequados, pois toda segurança é pouca e um local inusitado e seguro para você pode ser o mais comum para mim, mas pense em deixar tudo registrado e de uma forma bem particular, acessível aos que ama, evitando transtornos a eles numa realidade futura, que eu espero, seja bem distante ou jamais aconteça inesperadamente, sem que, naturalmente, todas estas informações tenham sido repassadas.

Desejo que faça bons investimentos e lembre-se: livros são investimentos, sempre.

É preciso conhecer primeiro para depois fazer bons negócios, a sorte pode até lhe ajudar mas até ela precisa de uma forcinha.

