Fim De Ano…

Feliz2016

Chegamos novamente ao fim e ao começo, com a sensação de fazer este percurso cada vez mais rápido.

É aquele período em que deveríamos parar para avaliar o ano velho, planejar o ano novo, reconciliarmos com nossos desafetos internos e externos, abrir o coração pleno para o que e quem vier, mas, infelizmente, ano após ano vemos muito mais hipocrisia do que atitude para anos melhores.

Natais regados à presentes e futilidades “indispensáveis”, viradas de ano repletas de pedidos egoístas onde o estouro do champanhe é somente mais uma rolha poluindo o mar e aos exagerados, mais uma noite com motoristas bêbados e irresponsáveis no trânsito.

Gostaria muito de ver as pessoas conscientes do seu dever na sociedade, que antes de quererem um mundo melhor, elas construíssem um mundo melhor começando por si e não esperando pelos outros, fazendo sua parte, dando o primeiro passo, o exemplo, sendo luz.

Menos egoísmo e mais, muito mais amor por si e pelo próximo, porque amar a si mesmo significa respeitar todo o ambiente em que se vive. Só temos o nosso planeta para morar, é preciso cuidar de nossa casa.

Para o primeiro novo passo, para o primeiro novo dia de nossa nova vida, do novo ano, de uma nova e melhor sociedade, de um novo planeta melhor e respeitado em toda sua diversidade, deixo uma mensagem mencionada pelo Papa Francisco e de autoria de Augusto Cury (médico, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em psicanálise, professor e escritor) para que nós nunca percamos a esperança e convicção que anos melhores virão quando formos melhores.

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.

Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”. É ter humildade da receptividade.

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz. E, quando você errar o caminho, recomece. Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.

Augusto Cury

Feliz Natal! Feliz 2016!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Fim De Ano…

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s