Armazenamento Em Nuvem

iPhone 5S

Olá,

Várias das minhas postagens falam sobre aplicativos e quem quiser ver as postagens anteriores é só ir ali em cima e clicar em “Aplicativos”.

Desta vez vou mostrar alguns, sem seguir o padrão de pastas do meu iPhone como anteriormente, mas apresentando o que é primordial nos dias atuais: o armazenamento em nuvem.

Você pode escolher uma ou todas as opções, o importante é que não perca suas informações como aconteceu tanto no passado, quando o computador tinha um problema e não era possível recuperar nada.

iCloud DriveiCloud Drive é a primeira opção para quem tem um dispositivo IOS, afinal a sincronização é perfeita e é possível realizar o backup tranquilamente, porém, o espaço gratuito oferecido é pouco – 5GB – e eu optei por ter “outras nuvens” deixando o iCloud especificamente para transição de minhas fotos do celular para o ultrabook (e salvando-as posteriormente em outra pasta. Não esqueça que o que é apagado em um dispositivo é apagado em todos os outros) e o backup, nada além disso.

Google DriveNo Google Drive, com 15GB de espaço eu optei por guardar meus arquivos pessoais em texto, planilha, livros ou documentos em pdf. Como há editores próprios para modificações nos arquivos, tudo ficou muito prático. Em pouco tempo, as Opções Google se tornam familiares e fazer alterações offline tornam tudo muito prático e rápido. Não interessa o sistema operacional, tudo vai funcionar de forma adequada e suprir as necessidades. E 15GB dá para guardar muita coisa, não é verdade?

One DriveO One Drive foi minha opção para o trabalho. Também estão disponíveis gratuitamente 15GB, mas você pode aproveitar promoções e aumentar seu limite. O meu está em 30GB e armazeno tudo referente ao meu trabalho, até porque, lá é utilizado o Office e então fica tudo nas mãos da Microsoft, digamos assim. Mesmo os arquivos de backup dos sistemas lá utilizados, salvo nele e não me preocupo com os arquivos quando o computador resolve “divorciar-se litigiosamente de mim” (as preocupações ficam somente em reinstalar todos os programas novamente). Em maio, recebi uma notificação que não serão mais os 15GB e muito menos os 30GB disponíveis, mas somente 5GB. Foi uma decepção total, ainda não sei como vou relocar meu material de trabalho e tenho só até 11 de agosto para fazer isso.

4sharedChegamos ao 4Shared, que também tem tamanhos gratuitos variáveis – o meu está em 15GB – e é a nuvem que eu utilizo para compartilhar arquivos com outras pessoas e armazenar minhas músicas preferidas. Com o aplicativo instalado no iPhone você pode ouvir suas músicas mesmo estando offline e com uso mínimo de seu espaço no dispositivo. Além disso, você tem uma quantidade enorme de arquivos para pesquisar na própria plataforma e salvar. É uma ótima opção para quem quer compartilhar, guardar e usufruir muito.

amazon AmazonDrive é perfeito para guardar livros. Claro que você pode guardar o que quiser nos também 5GB gratuitos, mas se você tiver um Kindle pode guardar seus livros e só baixar no dispositivo o que estiver lendo ou quiser ler. Maior praticidade e espaço não há. Para vocês terem uma ideia, tenho quase 50 livros e só utilizei 297MB do meu espaço. Ótimo, não é?

dropox

O Dropbox é bem conhecido, talvez um dos mais antigos. Com 2,5GB de espaço gratuito e com planos para até 1TB (é espaço que não acaba mais), também conta com todos os aplicativos para todas as plataformas e é um “bom quebra-galho” na falta de qualquer outro. Simples, prático e útil!

Há outras nuvens neste céu azul imenso da tecnologia e já sabemos que este talvez será o único armazenamento no futuro. Do disquete ao pendrive, provavelmente não teremos nada físico guardando nossas informações muito em breve.

Todas estas opções apresentadas oferecem pacotes pagos com muito espaço disponível, então fica ao seu critério e necessidade comprar ou não mais espaço.

Você quer mais praticidade ainda? Conheça e instale o Documentos 5:

documents.jpgEste é o aplicativo que não pode faltar no seu Smartphone ou Tablet porque reúne todas as nuvens em um único céu. Você sincroniza seu armazenamento  neste aplicativo e ele une todas as informações em um só local. Eu desinstalei o aplicativo específico de cada uma e uso somente este e assim encontro todos os meus arquivos em um só local. Além disso ele visualiza documentos do Office, lê e faz anotações em PDFs, edita arquivos de texto, é possível ler livros dentro dele e você pode proteger com senha.

Sobre a segurança, podemos dizer que hoje já temos um ambiente bastante seguro, acessível e prático. Claro que nada é infalível, mas as principais reclamações atuais estão no mau uso do serviço. Como mencionei anteriormente, apagar o arquivo em um dispositivo acaba apagando em todos os outros, então a atenção é fundamental para não perder nenhuma informação.

No mais, é aproveitar e guardar tudo para acessar em qualquer lugar e qualquer momento, sem preocupar-se em esquecer nada perdido em um cd, em um pendrive…

5 pensamentos sobre “Armazenamento Em Nuvem

  1. Pingback: Calendários Nestlé e Muito Mais para Você | Jardim Valentina

  2. Pingback: Aplicativos Que Utilizo Hoje – Parte III | Jardim Valentina

  3. Pingback: Compartilhando Meus Livros – De A a G | Jardim Valentina

  4. Pingback: Agenda Eficiente | Jardim Valentina

  5. Pingback: Compartilhando Meus Livros – De H a M | Jardim Valentina

Qual sua opinião?

