Aplicativo IRPF

irpf

Se queremos direitos, temos que cumprir nossos deveres e talvez o que mais ocasione transtornos e preocupações seja a Declaração de Ajuste Anual do IRPF.

Ainda sonho com o dia em que as informações estarão tão seguramente cruzadas que não precisemos mais fazer a declaração, mas até lá, temos que declarar.

A tecnologia facilita nesta hora e a Receita Federal investe para simplificar, embora ainda existam muitas dúvidas e dificuldades. Eu, particularmente, recorro ao manual disponibilizado no Site da Receita e também aos blogs especializados que orientam  muito e solucionam as dúvidas. Por fim, imprimo a declaração e  no próximo ano, releio antes de iniciar a nova (mesmo importando as informações de um ano para outro).

Claro que, caso não se sinta seguro, o melhor é procurar profissionais competentes e entregar a declaração correta, evitando “cair na malha fina” ou encontrando dificuldades ainda maiores futuramente.

Com o Aplicativo IRPF disponível em todas as plataformas, muitas possibilidades ficaram ainda mais acessíveis:

  • Fazer e Transmitir a Declaração IRPF a partir de Smartphones e Tablets
  • Fazer o Rascunho da Próxima Declaração
  • Acompanhar a Declaração (verificar pendências da declaração)
  • Ser Notificado quando da Liberação da Restituição
  • Perguntão (centenas de perguntas respondidas)
  • Orientações (sobre a declaração e sobre o Rascunho IRPF)
  • Avaliar e Sugerir Melhorias no Aplicativo

Quanto mais acessível, melhor, não é? Esta iniciativa do “rascunho” considerei bastante prática pois durante o ano já podemos fazer lançamentos e no período de entrega, uma conferência torna o trabalho mais rápido.

Sugeri a melhoria no rascunho, ainda há alguns parâmetros inacessíveis para preenchimento, como o de Atividade Rural, por exemplo.

Vou deixar aqui alguns links de manuais que baixei este ano para me orientar. Eles servirão para o ano que vem, pois essencialmente só a tabela muda:

Sempre exponho aqui, o quanto é necessário e urgente fazermos a nossa parte para mudar nosso país. Se cada um de nós for honesto, construiremos o Brasil que sonhamos e acredite, toda mudança começa nas pequenas ações diárias. Cumpramos nossos deveres e exijamos nossos direitos para que uma sociedade mais justa nasça a partir de agora.

Anúncios

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s