Hoje venho apresentar para vocês, Luiz Fernando Ehmke. Catarinense de Schroeder, 30 anos, graduado em Ciências Contábeis, pós graduado em Gestão Financeira e Custos, cursando Tecnologia em Gestão Financeira, todos na Uniasselvi – Centro Universitário Leonardo da Vinci, pólo de Guaramirim, SC.

Analista em contabilidade na Empresa AM Contabilidade, atua como vice-coordenador e coordenador financeiro do núcleo de jovens empreendedores da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município de Schroeder, SC), sócio proprietário da empresa Cantinho da Sedução e, juntamente com Fabrício Ronchi, fundadores do Portal INMEI.

O livro nasceu quando o autor começou a observar que poucos empreendedores tinham acesso à informação de forma fácil e barata e visualizando que a mídia pregava que o “MEI” não precisa de contabilidade. Na concepção do autor,  o MEI pode não precisar de contabilidade fiscal, mas a gerencial e financeira sim e a contabilidade poderá auxiliar seja de forma direta ou indireta na gestão da empresa.

A obra trouxe exemplos práticos que ele mesmo utilizou em sua empresa e que considerou interessante compartilhar com os demais microempresários. Uma grande parcela dos MEIs não conhecem e acabam sendo pegos de surpresas quanto a parte “burocrática” e operacional da empresa.

Com origens na vertente do associativismo, demonstrou a importância das entidades de classe para o pequeno, pois unidos podem pleitear mais avanços e consequentemente melhorias.

Considerou de suma importância trazer um tópico que trata do Facebook como uma ferramenta de marketing, pois no mundo atual há quem o utilize de forma errônea e equivocada e deixa de explorar esta maravilhosa ferramenta de marketing gratuito oferecido por esta e todas as redes sociais.

Este livro foi desenvolvido quando o autor estava em tratamento de saúde sob internação hospitalar e, aproveitando este tempo,  refletiu e organizou as ideias tirando o foco da doença e produzindo mais um projeto no qual vinha trabalhando há aproximadamente cinco anos. Na obra conseguiu dimensionar aos principais gargalos e dificuldades encontradas pelos MEIs.

Dicionário do Microempreendedor Individual- MEI: Teoria e Prática (Manual do Microempreendedor Individual – Livro 1), recém-lançado, vem para traduzir os principais pontos deste perfil de empresário de forma simples, elencar os direitos e obrigações e elucidar as vantagens, oportunizando dicas para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) de sucesso.

Com o conhecimento de quem se dedica à área, o livro oportuniza garantir a confiabilidade das informações lançadas pela microempresa, transformando-as em relatórios gerenciais baseados nos princípios fundamentais da contabilidade, paramentos e justificativas de que o Microempreendedor Individual (MEI) possa dispor de uma contabilidade mais simples.

Utilizou-se como referência a Instrução Técnica Geral (ITG) 1000, onde houve uma adaptação do Plano de Contas e Demonstração do Resultado do Exercício – (DRE) disponibilizado no livro.

Agregando ainda mais praticidade, o livro disponibiliza links para buscar a implantação de sistemas de gestão, ótimas ferramentas pouco exploradas ou até inexploradas que requerem baixo investimento e que pouco divulgadas, não chegam ao conhecimento do Microempreendedor.

Vale ressaltar que este livro é baseado em valores hipotéticos e mutáveis conforme alteração temporal, pois podemos sofrer alterações nas leis que vem sempre buscando readequar ou elucidar alguma interpretação falha por meio de sua publicação, porém, até o presente momento, não foram observadas mudanças na essência e/ou forma da aplicação.

Da legislação vigente ao Microempreendedor individual (MEI) foram extraídos os principais pontos, ou seja, os de maior interesse aos mesmos, tendo como  foco a criação de modelos contábeis para utilização na gestão de seus negócios e/ou implantação de um software automatizando a gestão, objetivando garantir  informação de qualidade de forma simples e rápida.

Através do livro, o Microempreendedor Individual (MEI) terá acesso às informações de suma importância, desde os conceitos de contabilidade e administração passando por suas ramificações, possibilitando assim a junção e criação de relatórios que utilizados na rotina administrativa da empresa pode transformar-se em um manual a ser seguido e um completo controle financeiro da empresa.

Para você que já é, ou está pretendendo ser mais um Microempreendedor que agiganta nosso país, aproveite a oportunidade, adquira ainda mais conhecimento e siga em frente pelo caminho do sucesso!

Anúncios