Que atire a primeira Agenda quem nunca esqueceu de um compromisso, uma conta, um aniversário, algo que não poderia esquecer.

Estamos em plena era da tecnologia e mesmo com toda modernidade, continua nos faltando o fundamental: tempo. Como lembrar de tudo em um ritmo tão frenético?

A boa e antiga agenda continua sendo essencial para guiar nossos passos diários. Manter a disciplina e separar os compromissos em graus de importância noa auxilia, nos faz criar rotinas e práticas que nos mantém organizados.

018b424d895b13540f501b12f77dea324ea1438c89

Indispensável: uma boa agenda no celular – Utilizo Google Agenda atualmente. Vim do Sunrise que eu considerava a agenda perfeita mas que deixou de existir. Nela incluo as redes sociais e todos os meus e-mails, além dos calendários alternativos como de esportes e feriados. Tudo sincronizado ali, uma olhadinha pela manhã já informa quem são os aniversariantes, os compromissos do dia e dos próximos dias, além de programar alertas sonoros para os mais importantes e repetição automática muitas vezes necessária. Abro a página da agenda no computador e tenho um panorama do mês inteiro e vou incluindo ou excluindo tudo que preciso. Prático, rápido e confiável!

019c98cb8cea91204f73f6975e7a85c00a6f5080ec

Necessária: uma agenda física – Para 2017 escolhi a Agenda de Planejamento Deus Conosco, com 9cm de largura, 17cm de altura e menos de 1cm de espessura. É aquela que vai junto para qualquer lugar e não fica sem bateria como o celular.

012c04ec5e0ab0822c0c20eeb071f36a6ae51bcf0a

Mas tem pouco espaço para escrever? Sim, ela é uma agenda super enxuta, para o básico, mas ai vem o segredo principal: criar uma agenda permanente no seu computador e anexar um bilhete com as informações indispensáveis:

agenda-permanente

Tenho um arquivo salvo em nuvem onde fiz uma planilha com os meses e os compromissos que se repetem todos os anos ou com algo que eu tenha que lembrar em determinado mês e ano, por exemplo: data de vencimento de investimentos, de renovação da carteira de motorista, entrega do IRRF, aniversários da família, entre outros.

contas-do-mes

Para completar, outro bilhete que anexo em todos os meses com as contas comuns, aquelas que a gente sabe que vai pagar em determinados meses. Vou marcando as faturas conforme chegam, riscando as que não são pertinenes naquele momento e desta forma tenho um completo controle sem deixar nenhuma conta para trás.

Em uma agenda convencional, aquelas com um dia por página, é só colar sua “agenda permanente” e sua “lista de contas” nas primeira páginas de cada mês.

Faço isso há anos e sempre deu certo. Claro que a vida é cheia de compromissos inesperados e de “bilhetes”, aqueles do que comprar no supermercado, na farmácia… Mas o custo de esquecer algo importante é muito maior do que perder alguns minutos com organização. Aqui o Jardim Valentina já fiz uma postagem sobre a organização de nossos documentos, que auxilia bastante naquelas horas em que precisamos mas não sabemos onde deixamos certidões, escrituras, apólices… Nada melhor do que evitar preocupações desnecessárias, tentar memorizar tudo ou ter que remediar o que poderia ter sido evitado.

Experimente, tenho certeza que será muito útil!

Feliz Agenda Nova!

Anúncios