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Quem nunca teve um problema com uma operadora de telefonia móvel ou fixa, TV por assinatura ou internet?

Pois bem, finalmente temos um canal eficiente para nossas reclamações: a ANATEL – Superintendência de Relação com os Consumidores. Um aplicativo onde você pode fazer sua reclamação e finalmente, ser atendido decentemente. Após tentar negociar com a operadora uma contestação de valor na cobrança de TV por assinatura sem êxito, procurei este caminho, indicada pelo Agora Cidadania, e consegui.

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Veja a descrição dos serviços prestados por este canal:

“Aplicativo oficial da Anatel para registro e acompanhamento de reclamações dos consumidores contra prestadoras de telecomunicações. Também permite o registro de pedidos de informações e sugestões à Agência e acesso a perguntas e respostas sobre os direitos do consumidor de serviços de telecomunicações.

ATENÇÃO: Antes de fazer uma reclamação na Anatel, busque primeiro resolver a demanda junto à sua prestadora de serviços de telecomunicações e aguarde os eventuais prazos para resolução que ela lhe informar. Somente registre reclamações na Anatel caso a prestadora não lhe responda ou caso considere que a resposta não atende aos seus direitos.

Lembre-se de anotar – sempre – os números de protocolo que sua prestadora lhe passar. Estes números serão necessários na hora de registrar a reclamação na Anatel.

A reclamação inserida no sistema da Anatel é encaminhada à sua prestadora, que tem o prazo de cinco dias úteis para lhe enviar uma resposta. A Anatel não trata as reclamações individualmente, mas monitora o prazo de resposta e utiliza as informações inseridas pelos consumidores para cobrar um melhor desempenho das prestadoras e do setor como um todo.

Para registrar uma solicitação, o aplicativo exige a inserção de CPF e senha.
– Se você nunca utilizou o app ou o sistema Fale Conosco, disponível no site da Anatel, faça seu cadastro e obtenha uma senha no próprio dispositivo.
– Caso você já tenha feito cadastro no Sistema Fale Conosco, utilize a mesma senha que você cadastrou. Ela vale para as duas ferramentas.
– Caso tenha esquecido sua senha, o campo “recuperar senha” permite que você receba nova senha no e-mail já cadastrado na Anatel. Há também a opção de validar sua identidade inserindo os dados pessoais que você cadastrou anteriormente.
– Caso não consiga acessar o aplicativo porque seu e-mail e seus dados cadastrais estão desatualizados, favor entrar em contato com a Central de Atendimento da Agência no telefone 1331 (funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00). A ligação é gratuita em todo o território nacional.”

E veja a resposta que foi dada primeiramente ao telefone e posteriormente no canal da ANATEL, confirmando o compromisso da operadora e tornando-se uma prova escrita que seria útil no caso de alguma ação jurídica por descumprimento de acordo:

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Resolva seu problema assim como eu e livre-se desta preocupação.