Filatelia

Filatelia é o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados. A filatelia tem várias áreas de estudo, a saber: filatelia tradicional, história postal, pré-filatelia, marcofilia, inteiros postais, filatelia temática, aerofilatelia, astrofilatelia, maximafilia, filatelia juvenil, literatura filatélica, selos fiscais, classe aberta e um quadro.

O objetivo deste hobby é selecionar selos para compor uma coleção, que pode ser geral ou temática. Existem coleções que além dos selos possui informações sobre o tema, parâmetro utilizado por muitas pessoas nas coleções temáticas.

Enquanto entre as coleções gerais, pode-se dizer que se dividem em mundo e país. É frequente encontrar coleções com apenas selos de um país, assim como de qualquer lugar do mundo. Quando não seguem nenhum critério este tipo de coleção é usual entre iniciantes.

Apesar de diferenças entre os vários tipos de coleções, além do que foi dito, um único ideal une os filatelistas de todo o mundo: a vontade de conhecer mais sobre um lugar, objeto, pessoa, país, etc. É o conhecimento que estimula os filatelistas a continuar com seu hobby apesar da diminuição das correspondências via Correios.

Não posso considerar-me uma filatelista, pois tenho poucos selos e doei vários para uma amiga verdadeiramente filatelista, porém, alguns guardo com muito carinho, independentemente de ter ganho ou adquirido, estão e ficarão comigo por muito tempo.

Na imagem abaixo, alguns dos “meus queridos” que conservo com carinho. A maioria são brasileiros, havendo apenas alguns de outros países:

Já nesta imagem, meu segundo selo da Visita do Papa João Paulo II ao Brasil em 1980, por ser meu ano de nascimento, há vários selos daquele ano conservados por mim:

Aqui chegamos ao Papa Francisco em sua visita ao Brasil e a Jornada Mundial da Juventude, ambas em 2013:

Também em 2013, a Petrobrás completou 60 anos e presenteou várias pessoas, através de uma campanha, com seu selo comemorativo:

Já apresentado nesta postagem, o selo em homenagem à minha tia, Irmã Eva Michalak, em 2003:

Para quem gosta de pimentas, em 2015 a série “Variedades de Pimentas Brasileiras” esteve disponível:

E, por enquanto, para completar minha humilde “coleção”, não poderia faltar o selo homenagem ao “Bicentenário do Nascimento Anita Garibaldi”, a guerreira catarinense que eu admiro imensamente:

Gostaria, é claro, de ter outros selos (aceito doações). São pequenos mas repletos de significado e história, mais do que colecionismo, nos remetem à inúmeros eventos, personalidades, lugares e nos trazem alegria, lembranças e cultura.

E você, coleciona algo? Compartilhe nos comentários!

Fontes: Wikipédia e primeira imagem capa do livro “Selos Postais do Brasil“, Francisco Schiffer.

*****

Contribua com a manutenção deste blog através do PIX tinaventuri@gmail.com com o valor que desejar (você pode ler o QR Code diretamente no seu aplicativo financeiro). Obrigada!

Qual sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.